Algumas situações frequentes: arrotos e regurgitações - Doutor das Crianças - Guia Médico

17 Julho 2016
Comentários:  0
27. Arrotos - Algumas situações frequentes: arrotos e regurgitações




EXPLICAR ÀS CRIANÇAS O NASCIMENTO,é normal o umbigo de bebe cheirar dois dias depois d nascimento,rastreio doenças metabólicas dias.




O arroto é um mecanismo que permite a expulsão do ar deglutido e acumulado no estômago. Durante a sucção do peito ou do biberão, o bebé engole uma quantidade maior ou menor de ar, que tem de eliminar para se sentir bem, pois o ar dentro do estômago produz uma sensação de enfartamento incomodativo.

Embora nem todos os bebés engulam ar com a mesma facilidade, a maioria dos lactentes necessita de ajuda para eliminar o ar acumulado no seu estômago durante as mamadas. Como já referi, uma medida eficaz é fazer uma pausa quando o biberão está a meio ou quando se muda de peito. A criança deve ser colocada na posição vertical, apoiada sobre um ombro, durante uns minutos, até arrotar, o que indica ter saído boa parte do ar. Esta operação deve ser repetida no fim da mamada, antes de se colocar o bebé no berço.

E normal que ao eliminar o ar o bebé expulse igualmente um pouco de leite, ou bolse. Ao contrário dos vómitos, o bolsar coincide quase sempre com a expulsão do ar e contém pouco leite. E possível que o bebé bolse várias vezes depois de cada mamada, e, ocasionalmente, pode fazê-lo entre as mamadas, sobretudo no fim, quando os gases não são bem eliminados.

Compartilhar:
follow subscribe - Algumas situações frequentes: arrotos e regurgitações