Alimentação, aleitamento, desmame ou diversificação

7 Setembro 2016
Categoria:
O Primeiro ano
Comentários:  0
Alimentação, aleitamento, desmame ou diversificação




Atraso Na Dentição Do Bebê,enfartamento gases e sono,sensaçao de enfartamento e arroto,agasalhar demasiado.




Durante os primeiros quatro meses, o leite materno cobre todas as necessidades do bebé. Quando por algum motivo não é possível alimentá-lo ao peito, o recurso aos biberões com uma fórmula para lactentes também é suficiente para suprir todas as suas necessidades nesta fase. O processo de introdução de outros alimentos chama-se diversificação ou desmame e deve ser feito, lenta e progressivamente, entre o quarto e o sexto mês, mas sem seguir normas rígidas, habituando-o a pouco e pouco aos novos sabores e texturas.

No início, os novos alimentos podem ser introduzidos no biberão misturados com o leite, para tornar menos brusca a mudança de sabores. Os esquemas para introduzir os diferentes alimentos e a forma de o fazer, assim como a quantidade e a qualidade das refeições entre os quatro e os doze meses.

A água para os biberões deve ser fervida até ao quinto ou sexto mês. A partir dessa idade, o bebé começa a pegar em todos os objetos que tem ao seu alcance e a metê-los na boca, pelo que é inútil continuar a ferver a água, podendo utilizar então a água da torneira, sempre que esta ofereça totais garantias sanitárias, caso contrário água mineral.