Alimentação e desenvolvimento motor, quando deixar o biberão e comer sozinho - Doutor das Crianças - Guia Médico

24 Novembro 2014
Categoria:
Alimentação
Comentários:  0
Alimentação e desenvolvimento motor quando deixar o biberão e comer sozinho - Alimentação e desenvolvimento motor, quando deixar o biberão e comer sozinho




belowwhp,truckfgn,aside2eh.




Durante os primeiros três meses, o bebé é alimentado ao peito ou ao biberão. Esta é a única maneira que conhece para ingerir alimentos. Por volta das doze semanas, é capaz de engolir qualquer liquido que lhe ponham na lingua e com vinte semanas já sabe beber. Ao completar seis meses, fase coincidente com o aparecimento dos dentes, começa a levar alimentos à boca e a fazer os primeiros movimentos de mastigação.

Com sete meses, já sabe fechar a boca como forma de protesto para recusar os alimentos que não quer. Por volta dos nove ou dez meses, aprende a utilizar os dedos para pegar em alimentos e começa a beber sozinho, embora derrame grande parte dos líquidos. Ao completar o ano. é capaz de pegar na colher, mas não chega com ela à boca; com quinze meses já poderá controlar este movimento. Com ano e meio, tenta comer sozinho, embora continue a precisar de ajuda e é necessária uma dose razoável de paciência para lhe dar de comer, já que nessa altura gosta de perder tempo brincando com a comida.

A idade recomendável para largar o biberão varia muito de bebé para bebé. devendo adiantar-se ou atrasar-se  mediante os gostos e as apeténeias de cada um, tendo em conta as fases anteriormente descritas sobre o seu desenvolvimento motor. Há os que gostam de tomar um biberão à noite ou a papa da manhã no biberão até por volta dos dois anos; outros ainda preferem a colher e o copo desde os seis ou sete meses.

Não existe motivo para contrariar as suas preferências. Há quem pense que prolongar as refeições em biberão significa falta de maturidade, no entanto todas as crianças saudáveis largam o biberão naturalmente mais cedo ou mais tarde.

O mesmo sucede com a idade ideal para começar a comer sozinha, que varia em função do carácter individual de cada  criança. Comer sozinha desenvolve a confiança da criança em si mesma, sendo desejável que ao completar dois anos já tenha alguma capacidade para o fazer.

Compartilhar:
follow subscribe - Alimentação e desenvolvimento motor, quando deixar o biberão e comer sozinho