Controlo da cabeça. Sentar-se sem apoio e dar os primeiros passos. - Doutor das Crianças - Guia Médico

4 Setembro 2018
Categoria:
O Primeiro ano
Comentários:  0
Controlo da cabeça - Controlo da cabeça. Sentar-se sem apoio e dar os primeiros passos.




spokenw6x,belowwhp.




No fim do primeiro mês, o bebé é capaz de levantar a cabeça quando está deitado dc barriga para baixo e, simultaneamente, começa a esticar as pernas que, até então, se encontravam sempre fletidas. Entre o segundo e o terceiro mês, começa a manter a cabeça erguida quando está apoiado sobre a barriga e, a pouco e pouco, consegue segurar a cabeça em qualquer posição. No quarto mês, levanta a cabeça e o tronco e é capaz de pegar em objetos e colocá-los à sua frente para fazer uma exploração visual completa; regra geral, tenta levá-los à boca e o seu interesse está centrado, sobretudo, em objetos de tamanho médio.

Ao sexto ou sétimo mês, consegue virar-se rodando sobre si mesmo e principia a rastejar e gatinhar; senta-se brevemente, inclinando-se para a frente, apoiando-se sobre as mãos, com a coluna arqueada, ao mesmo tempo que aperfeiçoa os movimentos de braços e mãos e descobre o seu corpo, começando pela cabeça, depois sucessivamente o tronco, extremidades inferiores e os órgãos genitais. É provável que neste momento inicie a manipulação genital. No sétimo mês, começa a interessar-se pelos objetos pequenos e tenta apanhá-los, ainda que inicialmente não o consiga, alcançando, por volta do nono mês, a destreza suficiente para pegar em pequenas coisas mediante um movimento com os dedos em forma de pinça.

Nesta altura, há que ter um cuidado especial com os objetos que estão ao seu alcance, já que é possível pegar-lhes e engoli-los. A partir do oitavo mês, senta-se sozinho e mantém as costas direitas. Ainda que muitos bebés sejam capazes de dar alguns passos com ajuda desde os dez meses, não há nenhuma vantagem em começar a andar antes de tempo. O habitual é que comece a andar sozinho ao completar um ano, mas também neste caso há que ter em conta que cada bebé é um caso e tanto pode estar particularmente avançado como ter uma certa preguiça, sem que por isso exista qualquer problema.

Compartilhar:
follow subscribe - Controlo da cabeça. Sentar-se sem apoio e dar os primeiros passos.