Crescimento e desenvolvimento físico

23 Julho 2016
Categoria:
O Primeiro ano
Comentários:  0
Crescimento do bebé




Atraso Na Dentição Do Bebê,enfartamento gases e sono,sensaçao de enfartamento e arroto,agasalhar demasiado.




A maneira mais prática e simples para controlar o crescimento do bebé durante o primeiro ano é através a curva do peso, comprimento e perímetro cefálico.

Existem gráficos que permitem analisar o desenvolvimento do bebé e que são utilizados pelo pediatra para manter um controlo exato em cada consulta.

Se o bebé cresce e engorda com regularidade, é suficiente efetuar controlos de peso e comprimento ao mês, aos três meses e por volta dos oito meses. Se, pelo contrário, tem a sensação de que não progride de forma adequada, consulte o pediatra.

As curvas de peso e comprimento de um bebé saudável são regulares. Há que ter sempre em conta que existem variações individuais entre bebés: elas refletem a carga genética e os fatores ambientais que influenciam o crescimento.

Isto manifesta-se em constituições diferentes, muito evidentes nos adultos, que podem já ser intuídas desde a infância. Existem três tipos de compleição física bem definidos: o longilíneo, de estrutura óssea ligeira e pouco tecido gordo; o endomorfo ou picnico, caracterizado por uma estrutura óssea arredondada com grande quantidade de tecido gordo; e o mesomorfo, intermédio entre os dois anteriores, de aspeto atlético e musculoso.

Estes padrões podem tornar-se evidentes desde a primeira infância ou, noutros casos, manifestar-se tardiamente, no final da puberdade, quando termina o período de crescimento. Nos bebés, a proporção de tecido gordo é máxima por volta dos nove meses, diminuindo progressivamente até aos seis anos. O peso e o comprimento médios para um rapaz de seis meses são de 8 kg e 67 cm e, aproximadamente, 6 kg e 65,5 cm para as raparigas, embora existam variações individuais normais, pelo que cada bebé deve ter o seu próprio gráfico com o peso e o comprimento.

O peso médio ao ano é de 10 kg para rapazes e de 9,5 kg para raparigas e o comprimento é de 75 cm para rapazes e de 73 cm para raparigas.