Cuidados a ter com o umbigo - Doutor das Crianças - Guia Médico

26 Março 2018
Comentários:  0
Umbigo recém nascido - Cuidados a ter com o umbigo




spokenw6x,belowwhp.




Durante a gravidez, o feto utiliza o cordão umbilical para receber através da placenta tudo o que necessita da sua mãe. Ao nascer, o cordão é cortado e o bebé passa a depender da mãe de forma diferente.

A extremidade remanescente do cordão que fica no umbigo demora uns dias a secar e depois cai espontaneamente. Já me referi importância de uma boa higiene nesta área, por isso no caso de apare cer uma secreção purulenta, mau cheiro ou vermelhidão e endurecimento à volta do umbigo, consulte o pediatra. Não tente arrancar cordão.

A hérnia umbilical (protuberância do umbigo) é tão comum que pode ser considerada normal. O hábito muito difundido de colocar uma ligadura não se justifica, já que não ajuda a acelerar o desaparecimento da hérnia e pode eventualmente atrasar a sua resolução e irritar a pele.

A maior parte das hérnias regride espontaneamente ao longo do primeiro ano de vida. Pelo contrário, a hérnia inguinal (saída de uma ansa intestinal no canal inguinal) deve ser operada, pois corre o risco de estrangulamento.

Compartilhar:
follow subscribe - Cuidados a ter com o umbigo