Cuidados a ter com os dentes - Doutor das Crianças - Guia Médico

29 Agosto 2018
Categoria:
O Primeiro ano
Comentários:  0
Cuidados a ter com os dentes - Cuidados a ter com os dentes




spokenw6x,belowwhp.




Os dentes de leite podem começar a tornar-se visíveis a partir do quarto mês, embora a sua formação dentro das gengivas se inicie durante o sétimo mês de gravidez.

No final da gestação, os dentes definitivos já estão em formação, seguindo a ordem cronológica da erupção dentária. A alimentação da mãe durante os últimos meses da gravidez tem influência na calcificação dos dentes do bebé, por isso uma dieta variada durante esses meses, com um complemento adequado de cálcio, fósforo e vitaminas, favorece a formação de dentes saudáveis.

As alterações da nutrição, algumas doenças crónicas e a administração de determinados medicamentos durante os primeiros anos de vida são alguns dos fatores que podem alterar a dentição, tanto a de leite como a definitiva. O flúor é um elemento fundamental na formação dos dentes.

Uma quantidade mínima na dieta da mãe durante os últimos meses de gravidez e, posteriormente, na alimentação do bebé, torna-se imprescindível para uma boa dentição e para a prevenção das cáries. A quantidade necessária de flúor depende do grau de flúor que a água contenha, e geralmente varia de uma cidade para outra. Convém consultar o pediatra sobre como, quando e quanto flúor deve tomar o bebé como suplemento.

A higiene da boca constitui uma medida básica para manter uma boa dentição.

E importante que desde os três ou quatro anos adquira o hábito de escovar corretamente os dentes depois das refeições e, especialmente, antes de deitar.

Compartilhar:
follow subscribe - Cuidados a ter com os dentes