Desenvolvimento psicomotor - Doutor das Crianças - Guia Médico

15 Dezembro 2017
Comentários:  0
Desenvolvimento psicomotorq11 - Desenvolvimento psicomotor




belowwhp,truckfgn.




Ao começar a andar e ao adotar de forma definitiva a postura correta, aparece um leve aumento da curvatura das costas ou lordose e o abdómem torna-se proeminente; este hábito mantém-se até aos três anos. A criança passa rapidamente de um caminhar hesitante a ser capaz de correr e empurrar facilmente um brinquedo com rodas por volta dos dezoito meses, idade em que começa a subir escadas segura pela mão; aos vinte meses já consegue subir as escadas sozinha e descer com ajuda. Ao completar dois anos, corre sem parar, desloca-se com rapidez e requer uma vigilância permanente e exaustiva.

De igual modo, ao completar um ano, consegue colocar uma bola pequena na mão de quem lha pede; aos quinze meses, consegue introduzi-la num frasco pequeno e aos dezoito inverte o frasco para a tirar. Aos quinze meses, se for ensinada, sabe introduzir um cubo dentro de outro, e aos dezoito meses pode fazer a mesma operação com quatro cubos. Por volta do ano e meio, começa a riscar e a desenhar linhas verticais e com dois anos já faz riscas horizontais e desenha círculos.

Aos dezoito meses utiliza umas dez palavras, completando frases simples com duas palavras para pedir alguma coisa; distingue o tu do eu; começa a reclamar o que é seu e a obedecer a ordens simples. Os seus progressos com a linguagem são rápidos e por volta dos dois anos já tem capacidade para juntar três palavras e construir frases.

Compartilhar:
follow subscribe - Desenvolvimento psicomotor