Desenvolvimento psicomotor

4 Agosto 2016
Comentários:  0
30. Desenvolvimento Psicomotor




Atraso Na Dentição Do Bebê.




Observar o desenvolvimento de uma criança pode ser uma experiência fascinante. E inacreditável verificar que antes dos quinze dias o bebé já distingue as pessoas dos objetos e se sente melhor entre pessoas conhecidas do que entre estranhos. Nas primeiras semanas, e muito rapidamente, o bebé aprende a controlar o ritmo da alimentação e do sono.

Durante o primeiro mês, estabelece-se a relação mãe/filho. O bebé elabora um sistema de sinais, cada vez mais complexo e amplo, que lhe permite comunicar com a pessoa que trata dele, começando igualmente a interpretar os seus próprios estados de ânimo.

Simultaneamente a mãe aprende rápida e instintivamente a reconhecer esse código e a responder através das atitudes de consolo que o bebé espera dela. Há boas razões para acreditar que durante este período se desenvolve a sensação de segurança do bebé.

É, portanto, importante que a pessoa que trata dela, o faça de forma carinhosa e lhe inspire confiança. Com já referi, se o bebé se desenvolve num meio que responde com regularidade e prontidão às suas exigências, sentir-se-á compreendido e estimulado; todavia, se a pessoa que trata dele se antecipa sistematicamente às suas necessidades o bebé pode sentir-se limitado nas suas possibilidades de expressão.

Descurada esta atenção, a criança pode não conseguir associar uma acção concreta com a resposta desejada e poderá sentir que é incapaz de influir no meio que a rodeia, tornando-se retraída, angustiada e hostil. Ao fim do primeiro mês, a criança entrará possivelmente na fase da “perceção” sobre tudo o que a rodeia. Existem cada vez mais dados que nos permitem acreditar que a personalidade do bebé se forma durante os primeiros doze meses de vida.