Estímulos, jogos e brinquedos

3 Outubro 2016
Categoria:
O Primeiro ano
Comentários:  0
caricias_bebes_1




Atraso Na Dentição Do Bebê,enfartamento gases e sono,sensaçao de enfartamento e arroto,agasalhar demasiado,ao engolir um corpo estranho com quanto tempo e eliminado.




O bebé recebe estímulos desde o primeiro dia de vida e deve ser tratado com o máximo de carinho e atenção para ajudar o desenvolvimento de todos os aspetos positivos que possui.

Todos os bebés são diferentes, não só no aspeto físico como nas suas características e problemas. Ame o seu filho pelas suas qualidades físicas e psíquicas e evite pôr continuamente em evidência os seus defeitos. Se esta atitude positiva estiver presente desde os primeiros dias de vida, o seu filho crescerá confiante em si próprio e poderá desenvolver ao máximo as suas capacidades.

Durante o primeiro ano, o bebé deve ser estimulado, por forma a conseguir um desenvolvimento motor razoável, adequando esses mesmos estímulos ao processo de amadurecimento. O mimo, os jogos e o carinho fá-lo-ão sentir-se amado e protegido pelos pais e pelas pessoas que se ocupam dele e são indispensáveis para o seu desenvolvimento emocional.

As carícias são um contacto físico muito importante pois transmitem ao bebé a segurança que lhe é imprescindível durante os primeiros meses de vida em que não tem praticamente nenhuma independência. Também é muito importante que converse com ele, dado que isto constitui um estímulo favorável que lhe indica que não está sozinho, ajudando-o a distinguir os diversos tons de voz quando se dirige a ele.

Mais tarde, entre o terceiro e o sexto mês, já está preparado para mexer cm brinquedos que consiga controlar com as mãos e que contribuem para o seu desenvolvimento psicomotor. E importantes que os brinquedos estejam limpos – sem cair em excessos – porque aos seis meses levam continuamente à boca tudo quanto apanham, estando portanto em contacto permanente com os microrganismos que existem no ambiente onde vivem.