Feridas, cortes e arranhões

20 Dezembro 2015
Categoria:
Primeiros socorros
Comentários:  0
Feridas, cortes e arranhões




Atraso Na Dentição Do Bebê,enfartamento gases e sono,sensaçao de enfartamento e arroto,agasalhar demasiado,ao engolir um corpo estranho com quanto tempo e eliminado.




Quando a criança se fere, a primeira coisa a fazer é limpar a ferida com água e, se não for profunda, também com sabão, esfregando suavemente com uma gaze ou pano limpo. Depois de verificar a profundidade do ferimento, e se tratar dc um simples arranhão, a lavagem e um pouco de tintura de iodo são suficientes, devendo a ferida ficar a descoberto sempre que possível. Nos dias seguintes, a ferida poderá ser lavada com água e sabão no banho, aplicando seguidamente tintura de iodo ate que esteja seca e com crosta.

Se for um corte, comece por avaliar a profundidade e extensão do mesmo.

Se for profundo, deverá ser observado pelo médico para ver se necessita de ser suturado de forma a permitir uma cicatrização mais rápida e correta. Se o corte for superficial basta lavar com água e sabão, aplicar um antisséptico e colocar um penso rápido. É necessário averiguar se o local onde se feriu estava sujo e contaminado com excrementos ou ferrugem, e em caso afirmativo, poderá ser necessária uma proteção suplementar contra o tétano e por vezes uma aplicação de antibióticos.

O pediatra, de acordo com o calendário de vacinas da criança, decidirá se é necessário reforçar a vacina, dar-lhe uma injeção de gamaglobulina antitetânica ou ambas as coisas.