Higiene - Doutor das Crianças - Guia Médico

17 Setembro 2016
Comentários:  0
A Higiente - Higiene




truckfgn,aside2eh,largestbm7,pour27y,needleqfu,land4fp.




Entre os dezoito e os vinte e quatro meses, muitas crianças são capazes de manifestar o seu desejo de defecar e podem ser ajudadas a fazê-lo sem que esta aprendizagem se transforme numa atividade negativa. Embora nesta idade a criança possa ser iniciada nos hábitos de higiene, não se lhe deve exigir um controlo correto da vontade de defecar, que lhe pode provocar estados de ira e frustração que terminam inevitavelmente em birras.

Habitue-a a sentar-se várias vezes por dia no bacio para que evacue e urine com regularidade, mas lembre-se que é normal que continue a molhar a fralda durante a noite.

Se isto acontecer não desespere, porque não significa que ela não queira controlar-se ou que não preste atenção àquilo que lhe diz, mas sim que ainda não tem maturidade nem está preparada para um correto controlo da vontade de defecar. Convém evitar que se estabeleça uma atitude agressiva entre a criança e a mãe por estas questões, o que só piorará e atrasará a sua aprendizagem. Na sequência do que acabei de mencionar, não se deve exigir a uma criança que controle a vontade de defecar antes dos dois anos, já que ela pode interpretar essa exigência como uma intromissão e é frequente desenvolver uma resistência, contendo a vontade quando a mãe a senta no bacio, e dando início a uma tendência para a obstipação.

No princípio, pode começar por sentá-la na sanita, colocando um assento especial para bebés, ou então num bacio adequado ao seu tamanho. A partir do ano e meio, é normal que já esteja predisposta a reconhecer que tem vontade de defecar e manifesta-a abandonando espontaneamente a brincadeira ou a atividade em que está entretida e emitindo algum som para chamar a atenção da pessoa que trata dela.

 

Um pouco mais tarde, por volta dos dois anos, começa a sentir-se incómoda quando está suja, e aquilo que antes a divertia converte-se em aversão, mostrando uma clara preferência pela limpeza, que a ajudará na aprendizagem deste hábito de higiene.

Compartilhar:
follow subscribe - Higiene