Leite materno

10 Janeiro 2016
Categoria:
Alimentação
Comentários:  0
Leite materno




Atraso Na Dentição Do Bebê,enfartamento gases e sono,sensaçao de enfartamento e arroto,agasalhar demasiado,ao engolir um corpo estranho com quanto tempo e eliminado.




Durante os primeiros quatro meses de vida, o leite materno é o alimento ideal para o bebé. Proporciona exatamente a quantidade e a qualidade de elementos nutritivos que o seu aparelho digestivo está preparado para digerir, além de conter substâncias que o protegem das infeções.

A maioria das mulheres tem uma produção de leite adequada quando realmente deseja amamentar o filho. O tamanho do peito não influi na quantidade de leite; um peito pequeno não tem por que ser inadequado para alimentar o bebé.

Se a mãe tem um emprego no qual deseja reintegrar-se rapidamente, pode sentir-se desanimada para iniciar a aleitação. No entanto, deve recordar que é desejável que dê de mamar pelo menos durante os três ou quatro primeiros meses, pois, para além de ser o alimento ideal, permite manter um vínculo muito especial com o bebé. A partir do mês e meio, quando a aleitação está bem estabelecida, poderá alternar o peito com o biberão, se tiver de ausentar-se umas horas.

A crença de que a aleitação estraga o peito não é verdadeira, não devendo por isso ser motivo para a mãe recusar a alimentação natural. Por vezes podem formar-se gretas nos mamilos. Para as prevenir, convém lavar cuidadosamente os seios depois de cada mamada, com sabão de glicerina não perfumado, aplicando depois um óleo de bebé que se retirará antes da mamada seguinte. Quando se formam gretas, é conveniente depois de lavar os mamilos, pôr uma pomada receitada pelo médico, tendo a precaução de a retirar antes de voltar a dar a mama.

Ocasionalmente, o peito pode ficar dorido e aparecer febre; trata-se provavelmente de uma infeção ou mastite; nesse caso, deverá consultar o médico. Se for necessário deixar de amamentar durante uns dias, não hesite voltar a fazê-lo assim que estiver curada. A mãe que amamenta deve seguir uma dieta equilibrada, com abundantes líquidos. É imprescindível consultar o médico antes de tomar algum medicamento, já que muitos fármacos passam através do leite.