O banho - Doutor das Crianças - Guia Médico

3 Fevereiro 2018
Comentários:  0
primeiro mês vida do bebe - O banho




belowwhp,truckfgn,aside2eh.




O bebé deve tomar banho diariamente, desde os primeiros dias de vida.

Embora durante muito tempo se tenha recomendado não molhar todo o corpo enquanto o cordão umbilical não tivesse caído, não há qualquer contra-indicação para o fazer, desde que se tomem certas precauções.

Já lhe falei na conveniência de ter uma banheira especial para bebés, alta e desdobrável pois ao princípio o banho pode tornar-se uma tarefa um pouco difícil: a criança escorrega quando está molhada e ensaboada e a sua fragilidade desaconselha o lavatório, já que se pode magoar na torneira. A banheira do quarto de banho também não é muito prática, ainda que possa ser adaptada colocando dentro dela uma pequena banheira de plástico, especial para bebés, e pode vir a ser muito útil a partir dos sete ou oito meses, quando a criança já se senta sozinha.

Antes de dar banho ao bebé prepare tudo aquilo de que vai necessitar, especialmente se estiver sozinha em casa, já que, a partir do momento em que começar a operação, não poderá deixa-lo sozinho para ir buscar o que ficou esquecido. Tenha à mão o sabão, a esponja, a toalha, o creme, a água-de-colónia, a fralda e também a roupa que lhe vai vestir.

Muitas crianças sentem-se felizes dentro de água, mas outras podem sentir-se inseguras, principalmente até serem capazes de se sentar. Quando for dar banho ao bebé, pegue-lhe com firmeza, passando um braço por debaixo das costas e da cabeça, deixando a outra mão livre para o ensaboar e lavar.

E importante que a temperatura da água seja aproximadamente igual à do corpo, ou seja, entre os 36°C – 38°C. Pode saber a temperatura com o seu cotovelo, mas se não tiver experiência, utilize um termómetro. Ensaboe suavemente o bebé, incluindo a cabeça, com uma esponja ou com a mão, e depois passe-o por água. E importante segurar bem o bebé, para que não escorregue e se sinta seguro e protegido. Depois de ter acabado, coloque-o sobre uma superfície lisa e ampla, onde se sinta seguro, e seque-o muito bem com uma toalha limpa para que não fique húmido.

Como já mencionei antes, seja cuidadosa com o umbigo até o cordão cair.

Esta área deve estar sempre bem seca e coberta por uma gaze esterilizada embebida em álcool ou outro anti-séptico e deve ser mudada várias vezes ao dia. Durante o banho, não deixe entrar água nos ouvidos, limpando simplesmente o ouvido externo.

Qualquer hora é boa para o banho, mas se for possível escolha um momento em que haja tranquilidade, por exemplo antes da mamada se ele não estiver esfomeado, pois convém que o banho seja um momento relaxante e agradável, tanto para a criança como para a pessoa que lho dá.

Apesar do banho diário, é normal que o bebé chore ou fique inquieto quando se sente sujo e molhado, pelo contacto com a urina e as fezes; estes sinais deverão ser interpretados como um desejo de ser limpo e mudado. Mude-lhe a fralda várias vezes ao dia e lave-lhe o rabo com água e sabão, secando-o bem antes de lhe pôr a fralda limpa; esta medida evita as assaduras. Quando estiver fora de casa poderá utilizar os toalhetes perfumados.

Outro aspeto importante da limpeza é o corte das unhas. Alguns bebés têm as unhas compridas desde muito pequenos. Aproveite o momento em que ele está a dormir para lhas cortar. Existem no mercado tesouras especiais que facilitam a tarefa.

Compartilhar:
follow subscribe - O banho