O canhoto - Doutor das Crianças - Guia Médico

10 Agosto 2018
Comentários:  0
O canhoto - O canhoto




spokenw6x,belowwhp,truckfgn.




A tendência da criança para utilizar preferentemente a mão esquerda pode manifestar-se nos primeiros meses de vida, mas só se estabelece definitivamente depois dos quatro anos. Durante o primeiro ano é normal que utilize mais a mão esquerda, para a pouco e pouco passar a utilizar a mão direita nos anos seguintes.

Crê-se que o uso preferencial das mãos está condicionado por fatores genéticos, mas o ambiente, a imitação e a educação também influem e é possível que para além destes fatores intervenham outros ainda desconhecidos. Parece que os canhotos e os ambidcxtros têm mais dificuldade em desenvolver a capacidade de falar e de ler. Deve recordar que ser canhoto não é simplesmente o oposto de dextro.

O dextro é dextro para tudo, enquanto a maioria dos canhotos utiliza também a mão direita esporadicamente. A lateralidade manual de uma criança pode ser avaliada pondo-a a desenhar, dando-lhe uma tesoura para cortar ou um relógio para lhe dar corda. Nos pés, esta lateralidade observa-se quando pontapeia uma bola; no ouvido quando se lhe dá um relógio e se lhe pede que o  oiça: e na vista, quando se lhe oferece um cilindro de cartão c se lhe pede que olhe através dele para um objeto.

Não convém contrariar a criança, tentando modificar a sua tendência natural. Se é canhota não terá problemas, a menos que se tente transformá-la em dextra.

Compartilhar:
follow subscribe - O canhoto