Os medos dos pais, a possibilidade de malformações ou doenças hereditárias - Doutor das Crianças - Guia Médico

4 Janeiro 2014
Categoria:
Ter um filho
Comentários:  0
11.dicas enfrentar medo 8280 - Os medos dos pais, a possibilidade de malformações ou doenças hereditárias




pediatra carlos simões quinta do conde,dr maurilio - pediatra em beja contacto,legendas para fotos de criança,DENTIÇÃO DAS CRIANÇAS,legenda para foto de bebe sorrindo,legenda para foto de criança sorrindo,legenda para foto de filha sorrindo,salario pediatra portugal,legenda para fotos de crianca sorrindo,Sonhar com varias cobra morta e seca.




Durante a gravidez pode ter pensamentos negativos e imaginar a possibilidade de o bebé nascer com alguma malformação. Não vou dizer-lhe que isso é impossível mas quero tranquilizá-la porque, embora este medo seja bastante normal, se for uma pessoa saudável e sem antecedentes de risco as probabilidades de o seu bebé vir a ter problemas são na realidade poucas ou nulas.

Atualmente, é cada vez mais fácil saber logo nas primeiras semanas de gestação se existem determinadas alterações e, em muitos casos, encontrar soluções para elas.

Por isso, é importante que fale com o seu ginecologista sobre todas as circunstâncias ou antecedentes que suspeite poderem ter algum relação com o aparecimento de malformações ou doenças hereditárias no seu filho.

O estudo de futuras patologias está especialmente indicado quando existem antecedentes de risco, como:

  1. Uma história prévia de aborto ou dificuldade em engravidar;
  2. Doenças ou malformações hereditárias em algum membro da família materna ou paterna;
  3. A mãe ter mais de 35 anos no momento de gestação ou o pai mais de 58;
  4. Alterações genéticas ou cromossómicas em algum dos progenitores, embora sem nenhum sintoma;
  5. Hábitos sociais tóxicos, como o álcool e as drogas, assim como as influências laborais potencialmente nocivas.

Os controlos ecográficos, a possibilidade de, em casos especiais, fazer exames do líquido amniótico e os programas neonatais que se praticam sistematicamente para detetar erros congénitos do metabolismo, melhoram cada dia que passa o prognóstico da maioria dos bebés que podem ter problemas antes do nascimento.

Fale com o seu médico sobre todos os seus temores; ele pode recomendar-lhe os exames necessários, responder às suas questões e tranquiliza-la nas suas inquietações.

Compartilhar:
follow subscribe - Os medos dos pais, a possibilidade de malformações ou doenças hereditárias