Traumatismos e fraturas

17 Novembro 2016
Categoria:
Primeiros socorros
Comentários:  0
43. Quedas




Atraso Na Dentição Do Bebê,enfartamento gases e sono,sensaçao de enfartamento e arroto,agasalhar demasiado.




A primeira medida a tomar quando uma criança cai é verificar se perdeu os sentidos; se isto ocorreu, ainda que só por segundos, é recomendável que seja observada pelo médico. Também é necessário observar se mexe sem problemas as articulações. Se tiver dores ou dificuldade em realizar algum movimento, é possível que exista alguma fratura.

Neste caso, deve-se tentar imobilizar a zona lesionada até que possa ser observada pelo médico. Se a lesão for num braço, perna ou dedo, pode aplicar-se uma ligadura ligeira, apoiando a região lesionada sobre uma superfície firme, na posição que resulte menos dolorosa, transportando-a nesta posição até ao hospital mais próximo, sem perder a calma, pois uma fratura nas crianças raramente é um problema grave.

Quando se suspeita de uma lesão nas costas, ao nível da coluna vertebral, é fundamental não mover o ferido até que alguma pessoa experiente o faça de forma adequada. Se um traumatismo é acompanhado de golpe na cabeça, é recomendável ser observada pelo médico. Perante o aparecimento de um “galo” ou hematoma, é eficaz aplicar gelo envolto num pano sobre essa zona, durante um certo tempo, para conter a inflamação e o sangue. Esta medida é eficaz quando aplicada imediatamente.