Urina. Órgãos genitais externos

20 Outubro 2016
Comentários:  0
35. Urina




Atraso Na Dentição Do Bebê,enfartamento gases e sono,sensaçao de enfartamento e arroto,agasalhar demasiado.




A urina do recém-nascido é clara e inodora. O bebé faz chichi várias vezes por dia e necessita de ser mudado com frequência para se manter seco e evitar a irritação da pele nessa zona tão sensível.  Como já referi, não deve dar importância se durante os primeiros dias a criança fizer um chichi ligeiramente rosado.

Os órgãos genitais externos das raparigas durante os primeiros dias de vida estão frequentemente inchados e muito protuberantes. Os grandes lábios, os pequenos e o clitóris podem apresentar um aspeto edematoso que desaparece espontaneamente durante o primeiro mês. À volta do sétimo dia de vida, pode aparecer um pouco de sangue misturado com as secreções vaginais, como consequência de mudanças hormonais fisiológicas normais.

É frequente que as mamas dos recém-nascidos, tanto nas raparigas como nos rapazes, aumentem de tamanho ao segundo ou terceiro dia de nascimento e segreguem um pouco de líquido esbranquiçado. É uma reação normal e não requer nenhum tratamento, mas não devem ser exprimidos.

Nos rapazes, é possível não se sentirem os testículos no interior das suas bolsas ou escroto. Na maior parte dos casos isto resolve-se ao longo do primeiro ano de vida, mas quando a descida não se faz naturalmente é necessário consultar o médico.

Em relação ao pénis e às vantagens ou inconvenientes da circuncisão realizada durante os primeiros meses de vida, existem diversas opiniões e teorias.

Na minha opinião há  argumentos válidos a favor e contra, mas os inconvenientes relativos à circuncisão podem superar as vantagens. A circuncisão, quando é feita por motivos religiosos, deve ser praticada por um cirurgião num centro hospitalar, tendo previamente verificado que não existe nenhuma alteração na criança que possa desaconselhá-la ou torná-la perigosa, e despistando principalmente a existência de alterações na coagulação do sangue.

Penso que o bebé não deve ser circuncisado por rotina. Por volta dos seis meses é importante ensinar a mãe ou o pai a fazer a distensão progressiva do prepúcio.

Puxar a pele deste, uma vez por dia, de preferência durante o banho, é muito útil para evitar fimoses. É absolutamente normal que o pénis do bebé esteja em ereção durante curtos períodos de tempo.